Um dos primeiros efeitos de guitarra inventados certamente foi o fuzz e seu descobrimento foi por acaso em duas circunstancias diferentes como você pode acompanhar em nosso post sobre a história do Fuzz.
O destino então sorriu para os Beatles pois o surgimento do primeiro pedal de fuzz da história, o Fuzz-Tone Maestro foi contemporâneo as gravações dos primeiros quatro discos do quarteto de Liverpool entre 1963-1964
Beatles e Maestro fuzz-tone (clique para ampliar)
Outro pedal de fuzz que caiu nas graças de Lennon e Harrison foi o WEM Pep Rush, alegadamente utilizado nas gravações de Paperback Writer. A foto abaixo, tirada nas gravações da música, mostra John brincando com o pedal de fuzz Rush Pep.
Nos podemos conferir a sonoridade deste pedal
no video de Paperback Writer.
Outros pedais de fuzz que os Beatles afirmavam usar , foram o
Tonebender Vox e o Fuzz Face. Exatamente apartir das
gravações de Let It Be.
( Tonebender Vox em cima do cabeçote )
Os Beatles também usaram o amplificador Vox Conqueror
que tinha um fuzz embutido que você pode conferir em alguns
sons do álbum Sgt. Pepper”s.
Se você deseja obter um ” fuzz ” com a sonoridade dos Beatles,
e não consegue encontrar estas raridades pelo mercado,
você pode obter algo semelhante como um Fuzz Face, o mesmo
que Hendrix usou ou talvez o Electro-Harmonix Double Muff,
que é muito básico e cru – perfeito para tons vintage!
Temos também para os amantes da BOSS o novo FZ-5 que tem a tecnologia
COSM empregando tons mais vintage.
Agora a indicação Pedalmaniacs vai para um pedal nacional
o 66 Bander GE da PLAN-9 . Este pedal recria o Vox Tone Bender
O pedal é dinâmico nas palhetadas, o som limpa progressivamente
com a redução do volume da guitarra, é rico em harmônicos
e o volume descende suavemente quando notas são abandonadas em sustain.
Outro pedal que podemos conferir na música
” Yes it is ” é o tradicional pedal de volume .
Rola até uma lenda que Harisson não conseguia
assimilar o controle do pedal a levada da música
e Lennon fazia o controle com suas mãos.
Quando comecei está pesquisa, tinha alguns sons em mente
que gostaria de saber : De onde eles tiraram este som ?
E Revolution foi uma delas. Que distorção era aquela e de onde vinha ?!
Pois bem, simplesmente nenhum pedal foi usado e nem sequer
algum efeito do amplificador. Para alcançar o som , a guitarra de
John Lennon foi conectada diretamente à mesa de mixagem
com o canal do ganho no tálo conseguindo assim um som distorcido
ao velho estilo Link Wray percursor da distorção em 1958.
Em 1968/1969 durante a sessões de Let It Be, George Harrison começou
a experimentar mais sonoridades em seu pedalboard
como o pedal de Wah Wah o ” Wah Vox v846 “.
Outro efeito que George Harrison explorou nos últimos dias
dos Beatles, foi o Leslie Speaker giro.
muito daora esse site!
A distorção inicial em I feel fine foi obtida com um falante danificado.