Top 10: Pedais de Delay

Criamos um lista com 10 pedais de delay que você deveria considerar antes de
comprar um novo delay. Os critérios usados para o TOP 10 foram a evidência
em que estes pedais estão no mercado, testes realizados pelo pelo blog Pedalmaniacs, reviews de outros sites e principalmente pelos músicos renomados que os usam.


Os pedais Line 6 DL-4 e  Eventide Time Factor passam o bastão para a Strymon
que emplaca como a bola da vez com sua linha de delays. Chove elogios para está marca que ainda conta com um ótimo tape echo, El Capistain, e o multi delays Timeline que podem dividir a 1º posição com o Brigadier.

Quem esta usando : Edd Gibson’s (Friendly Fires), Larry Lalonde (Primus)J Bowman (Michael Franti & Spearhead), Brendan Benson (The Racounters)Noel Gallagher (Noel Gallagher’s High Flying Birds)

“I did buy a buy a new pedal that I like a lot: it’s a Strymon TimeLine delay, and it’s fucking amazing. The thing’s got, like, 200 presets, and some of them sound exactly like Pink Floyd. They’re hard to come by, though. They made like 50 of them or something, and I think there’s a six-month waiting list to get one. I’ve got two!” Noel Gallagher


Ele é considerado por muitos como o santo graal dos delays. Foi o guitarrista do U2,
The Edge, um dos responsáveis por dar evidência a este grande pedal. A linha ”Memory” de delays da Electro-Harmonix  cresceu e ganhou várias versões.

Quem esta usando: Nick Valensi (The strokes)Lobão (Lobão Elétrico)Mike Einziger (Incubus)Jamie Cook (Arctic Monkeys)Josh Klinghoffer (Red Hot Chilli Peppers)


Com certeza um dos pedais de delay mais usados por guitarristas na atualidade.
A versatilidade de ter 3 canais programáveis e um tap tempo, aliado com a boa
qualidade que a Line 6 emprega em seus pedais, fazem dele uma ótima escolha.

Quem está usando : Sean Cimino (Foster the People),  Billy Joe (Green Day)Guilherme Held (Criolo)Troy Van Leeuwen ( Queens Of The Stone Age )

Muitos podem até não concordar, mas o que me leva a colocar este pedal da MXR dentre os primeiros, é que ele está emergindo e ganhando muitos adeptos na música. Sua forma compacta e seu baixo preço em relação aos outros desta lista, o tornam a melhor escolha para quem quer economizar e ter um ótimo delay. Pode comprar no escuro.

Quem esta usandoP-nut (311)Andreas Kisser (Sepultura)Mark Morton (Lamb of God)Rome Ramirez (Sublime With Rome), Chino Moreno (Deftones), Filipe (NXzero),
Synyster Gates (Avenged sevenfolf)

 

O Eventide Timefactory é um concorrente pareado com o DL-4 da Line 6. Muitos
dizem que ele soa melhor que o Line 6. Suas definições e ajustes são mais sensíveis
o tornando um pedal com mais possibilidades, porém complicado de acertar timbragens, o que não deixa de ser um elogio. É um bom pedal para ser usado também com o baixo. O pedal perde um pouco para o line 6 no quesito de sons psicodélicos.

Quem esta usando : Jerry Cantrell (Alice in Chains), Jeff Ament (Pearl Jam)

 

É um pedal que soa muito bem, e tem similaridades com o Carbon Copy, porém
com a valiosa ferramenta do tap tempo, função que deve ser primordial em um pedal de delay hoje em dia. A T-Rex fabrica também o Reptile, um excelente delay.

Quem esta usando: Peter FramptonStephen Malkmus (Pavement), Xandão (O Rappa),

A TC ELECTRONIC quis revolucionar na criação deste delay. O Flashback Delay
dispõe de 10 modelos diferentes de delay em um pedal compacto que também
pode funcionar como  looper. Além de tudo isso, o Flashback vem com TonePrint
um aplicativo fantasmagórico que permite, via USB / IPHONE , transferir as
suas configurações favoritas delay, como uma configuração de delay do
Steve Morse ou até mesmo um outro efeito, como o chorus. Você deve
estar se perguntando, ”mas como funciona?”, o nosso colega Roberto Torão,
que eu recomendo demais o canal dele no youtube, fez um deste que você conferir aqui.

Quem esta usando:  Audley Chisholm (Wailers)Phil Fargnoli (Dead Fish)

 

O querindinho de todos os pedais de delay nos anos 90, o BOSS DD-3 é o digital delay
mais usado em todo mundo.  A BOSS tem tradição em sua linha de pedais de delay, dentre eles destacamos o clássico DM-2 Analog delay, os sucessores do DD-3
na versão DD-6 e DD-7 e o pedal DD-20 Giga delay usado pelo  Pedalmaniacs.

Quem está usando: Tom Morello(Rage Against The machine)Marcão (Charlie Brown Jr)Wes Borland (Limp Bizkit) Dave Grhol (Foo Fighters), Samuel Rosa (Skank)

 

A MG Music sempre representando bem o Brasil  na fabricação de pedais, não poderia ficar de fora desta lista.  Bandas como o Foo Fighters usam os pedais da MG music que conta com o modelo de delay ”Echo Folks” com pigs tail, uma espécie de pedal de expressão adaptado em um fio com um sensor de presença. Só a MG Music faz igual.

Quem esta suando:   Pat Smear (Foo Fighters), Brian Molko (Placebo), Lúcio Maia (Nação Zumbi)Tomo Milicevic (30 seconds to mars), Lobão (Lobão Elétrico)

 

Um pedal fora de série, que assim como o Memory Man, faz a função 3 em 1, Delay-chorus-vibrato com a vantagem de ser bem compacto.

Quem esta usando:   Gary Clark Jr

 

Outros pedais que poderiam dar sequência a está listas são:

EMPRESS Superdelay, TORTUGA Rain delay, DLS Echo Tap IBANEZ AD-9 Delay
BOSS DD-20 TC ELECTRONIC Nova Delay

23 respostas em “Top 10: Pedais de Delay

  1. Acredito q vcs tenham esquecido do TC Electronic Nova Delay que eh muito superior ao DL4, DD-20, DD-7 e o TimeLine da strymon (na minha opiniao o time line eh o melhor delay)

  2. praticidade e qualidade são coisas muito diferentes. o dk 4 é um dos piores delays que ja usei na vida. time factor menor clasificado do que dl-4 é sem comentários. dd-20 da boss infinitamente melhor que dl 4, que na minha opinião não é só porque muita gente usa que é bom. time line da strymon que foi muito bem representada pelo brigader é o melhor de todos os delays, com um gama maravilhosa de sons e efeitos que são realmente fantásticos. concordo que limitar os delays em 10 é bem complicado porém dl-4 está longe de ter lugar nesta lista.

    segue alguns modelos interessantes. Pedal Tortuga Rain Delay, Pedal Carl Martin Delayla XL, Pedal Mad Professor Deep Blue Delay Hand Wired….

  3. > Não tem fundamento enumerar estes pedais…. pois o que pode ser bom para um não é para o outro… o certo é apenas apresenta-los só…… pois são questões de gostos pessoais.. pra mim por exemplo a briga real esta entre o Strymon e o Eventide… tenho ambos e a aplicabilidade deles é distinta em meus sets… e para alguns amigos estes dois são os melhores hj em dia.. mas como disse são questões de gostos….

  4. O echo / delay da Landscape não foi citado por que? Apenas esquecido ou por que realmente não demonstra qualidade? É uma opção bastante viável e popular também aqui pro Brasil ao menos.

  5. Interessante, mas o DL-4 é muito quebra-quebra… Realmente, ele é prático e tem um timbre bem passável, mas nunca vi um pedal tão frágil.

  6. Faltou o AD9!!! … Esse post poderia abrir caminho para uma lista top 10 de ”delays classicos”, ”delays analogicos”, ”novos delays”. Delay nunca terminar no dez ez ez ez ez ez ez.

  7. Quem escreveu e avaliou isso nao entende nada de delay.
    Que lista estúpida! Putz…
    Quiseram agradar a quem?
    Cade o TC Nova? Cade o Diamond Memory Lane?
    E essa ordem aí ta absurda!
    Kkkkkkkkkk!

    • Com certeza, você nunca pareou um TC Nova deley e um flashback TC que está na lista

      A lista, como foi dita, baseou-se em delays mais usados, mais vendidos, mais pontuados em reviews.

      Mas você interpretou errado, né ?

      Listas são assim mesmo, geram polêmicas.

      Mas, o que vocÊ faz da vida para chamar meu trabalho de estúpido ?

      namastê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s